Conteúdo
1. Jobs For The Boys
A expressão usada por António Guterres, no jobs for the boys, ficou célebre, mas teve pouco ou nenhum efeito nas práticas dos governantes e políticos em geral. Todos os governos fazem milhares de nomeações para cargos que muitas vezes não passam de autenticas sinecuras. Estas nomeações servem como recompensa, mas também como forma de controlar e manter as hostes caladas.
Nomeações continuam a sair "à fornada"
- Data: 2004.08.21
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O Governo de PedroSantanaLopes continua a despachar nomeações em série. Esta semana, a lista publicada no Diário da República revela que as Obras Públicas bateram o recorde. Ainda assim, há ministérios que se queixam de falta de pessoas. O Governo de Santana Lopes continua a fazer nomeações em série.
Governo efectuou 2373 nomeações em dois anos
- Data: 2007.03.12
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O Governo liderado por JoséSócrates já nomeou, pelo menos, 2373 pessoas em dois anos de mandato. Este foi o total de nomeações que o DN conseguiu apurar após uma pesquisa aos despachos dos 54 membros do Executivo que foram publicados em Diário da República desde a tomada de posse, no dia 12 de Março de 2005, até à última sexta-feira. Contas feitas, pode concluir-se que este Governo efectuou 22,8 nomeações por semana ou 4,5 por cada dia útil, sem descontar os feriados.
Tribunal de Contas: Governos escolhem membros dos gabinetes sem transparência nem economia
- Data: 2007.03.30
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
A auditoria aos gabinetes governamentais, feita pelo órgão que fiscaliza as contas públicas, refere-se ao triénio 2003-2005 e abrange três governos. No documento, mostra-se que o recrutamento de colaboradores foi feito sem a observância dos “critérios de boa gestão financeira [economia da eficácia e eficiência]”, tendo-se privilegiado uma “actuação discricionária”.
Nomeações de Sócrates já acima de Durão e Santana
- Data: 2010.02.08
- Fonte: Público
- Autor: João D´Espiney
O segundo Governo de JoséSócrates já nomeou 1361 pessoas desde que assumiu funções no final de Outubro. Só para os gabinetes ministeriais já foram recrutadas 997 pessoas, 323 sem qualquer vínculo à Administração Pública. Estas são as principais conclusões que se podem retirar da pesquisa efectuada pelo PÚBLICO aos despachos publicados em Diário da República até à última sexta-feira. Estes números significam que o Governo de José Sócrates já nomeou mais pessoas do que os de Santana Lopes e DurãoBarroso.
«Ofereceram-me sete presidências de empresas públicas»
- Data: 2010.10.21
- Fonte: tvi24
- Autor: Pb
Narciso Miranda lança duras críticas a José Sócrates, que acusa de promover o laxismo e novo-riquismo no PS e no país O antigo presidente da Câmara de Matosinhos revela que lhe ofereceram sete cargos de empresas públicas para se calar. «Ofereceram-me o cargo de presidente da Metro do Porto, presidente dos transportes públicos do Porto, presidente das Águas do Rio Douro e Paiva, presidente do ex-Instituto Nacional de Habitação e para uma eventual holding para gerir as infra-estruturas marítimo-portuárias...
A prática é tão descarada que muitas vezes estas nomeações são feitas no último dia do próprio mandato, nestas alturas os servidores fieis são recompensados com cargos nas administrações central, regional ou local, estes são portos seguros em relação ao que é a tempestade dos cargos políticos. É claro que isto cria atritos dentro dos serviços, onde funcionários zelosos se vêm ultrapassados por pessoas sem qualificações, sem experiência e muitas vezes sem vontade de trabalhar.
Governo fez mais duas nomeações de última hora
- Data: 2004.08.06
- Fonte: jnegocios
- Autor: João Espiney
A lista de nomeações feitas à última hora pelo anterior Governo continua a aumentar. Ontem foram publicados mais dois despachos governamentais em Diário da República. A lista de nomeações feitas à última hora pelo anterior Governo continua a aumentar.
Contratação de João Pedroso gera polémica
- Data: 2007.12.06
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
Bettencourt Picanço, responsável do sindicato dos profissionais dos quadros técnicos da Função Pública critica a contratação de João Pedroso, irmão do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, que ganhará 20 mil euros/mês. O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) criticou hoje a contratação de serviços do advogado João Pedroso pelo Ministério da Educação, assegurando não haver qualquer justificação de ordem técnica para essa opção, já que o Estado emprega centenas de juristas.
(Mais informação sobre este caso aqui.)
Rui Pereira fez 8 nomeações antes da demissão de Sócrates
- Data: 2011.04.02
- Fonte: DN
- Autor: Dn.Pt
O ministro da Administração Interna assinou oito despachos com nomeações precisamente no dia antes do primeiro-ministro anunciar a demissão do Governo.
Governo nomeia militantes do PS
- Data: 2011.04.05
- Fonte: correiomanha
- Autor: Paulo Pinto Mascarenhas
Governo demissionário nomeia militantes do Partido Socialista de norte a sul de Portugal. Entre as 120 nomeações e promoções do Governo que foram publicadas no Diário da República desde 23 de Março, o dia em que entrou em gestão, contam-se diversos militantes do PS, de norte a sul do País. É o caso de Carlos Alberto Roldão Violante Fernandes, nomeado pelo gabinete do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, recordista absoluto das contratações de última hora, com 40 casos.
Como se pode ver, esta cultura está tão enraizada que, verdadeiramente, não depende do partido que está no poder.
Há uma casta muito especial de nomeações, são aquelas para onde as figuras de topo transitam depois de terem feito o seu serviço. Estamos a falar de nomeações para órgãos internacionais, conselhos de administração de grandes empresas, etc. Este tipo de nomeações é tratado preferencialmente no nosso dossier TransiçõesDePolíticos.
Infelizmente não há falta de empresas públicas, todas elas com conselhos de administração, assessores, etc. Para termos ideia da magnitude desta infecção podemos consultar a lista de entidades do sector público com excepção das administrações públicas publicada pelo BdP: EP_listas.pdf.
Nesta análise coleccionamos os poucos casos que vão surgindo na comunicação social.
2. Artigos
2.1. Assessores
2.1.1. Freitas assessor
Nomeação de Freitas do Amaral gera polémica
- Data: 2004.08.06
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A Comissão de Trabalhadores da Galp Energia considera «inaceitavel» a nomeação de Freitas do Amaral para assessor da administração da empresa. Uma decisão tomada por António Mexia. A Comissão de Trabalhadores da Galp Energia contestou, esta sexta-feira, a integração de Freitas do Amaral nos quadros da empresa. O antigo primeiro-ministro e ex-candidato presidencial vai ser assessor da administração da Galp Energia.
Diogo Freitas do Amaral nomeado para a Galp por António Mexia
- Data: 2004.08.06
- Fonte: Público
- Autor: Cristina Ferreira, Helena Pereira, Público
Freitas do Amaral era, em 2000, o presidente da Petrocontrol, a "holding" que detinha as participações dos privados portugueses na Galp e que foi vendida à petrolífera italiana ENI. Freitas terá igualmente prestado consultadoria jurídica à Luso-Oil, um dos dois candidatos derrotados no concurso limitado de venda das acções da ENI, facto que o PÚBLICO não conseguiu confirmar junto do jurista.
2.1.2. Outros casos
Finanças pagam o dobro a jurista
- Data: 2010.05.27
- Fonte: correiomanha
- Autor: Janete Frazão/C.R./M.A.G.
Sérgio Vasques nomeou advogada de 27 anos por mais de quatro mil euros por mês, bastante acima da remuneração média dos juristas da ‘casa’. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, nomeou para o seu gabinete uma jurista por 4088 euros por mês (aos quais acresce o IVA), mais do dobro da remuneração que a técnica auferia anteriormente e do vencimento de muitos dos juristas do ministério das Finanças. A situação está a gerar incómodo, apurou o CM.
- Data: 2005.10.27
- Fonte: correiomanha
- Autor: Sofia C. De Castro Com R.T.
O Ministério da Justiça contratou uma assessora para o gabinete de Alberto Costa que vai auferir um ordenado de 3254 euros mensais, acrescido de subsídio de refeição. A jornalista Susana Dutra foi nomeada para prestar serviços de assessoria de imprensa e editar os conteúdos da página oficial do Ministério. “Numa altura em que se pede tanto esforço à população, nomear uma pessoa com um salário que ultrapassa, em muito, os melhores salários da Função Pública parece-me estranho”, critica Montalvão Machado.
Assessor do PS na Câmara de Lisboa recebeu 41.100 euros indevidamente
- Data: 2010.11.17
- Fonte: Público
- Autor: José António Cerejo
Jovem dirigente do PS ganha o salário de assessor a tempo inteiro ao mesmo tempo que recebe subsídios do IEFP para criar o seu posto de trabalho. Empresa criada está inactiva. Um jovem de 26 anos, sem currículo profissional nem formação de nível superior, foi contratado, em Dezembro, como assessor técnico e político do gabinete da vereadora Graça Fonseca na Câmara de Lisboa (CML). Remuneração mensal: 3950 euros ilíquidos a recibo verde.
2.2. Grupos Empresariais
Os grupos empresariais, especialmente aqueles com ligações genéticas ao estado, ou então aqueles que ainda são controlados pelo estado, servem muitas vezes para pagar favores e dar recompensas, por exemplo:
Grupo PT dá emprego a filhos de políticos
- Data: 2005.08.06
- Fonte: correiomanha
- Autor: Miguel Alexandre Ganhão
O Grupo Portugal Telecom (PT) dá hoje emprego a dezenas de ex-políticos, autarcas e filhos de governantes. Os exemplos são inúmeros segundo apurou o Correio da Manhã. Assim, o filho de Teixeira dos Santos, recém-nomeado ministro das Finanças, é quadro da PT. Também a filha da ex-presidente da Câmara de Sintra, Edite Estrela, exerce funções no Grupo PT, assim como o irmão de Pedro Santana Lopes.
CGD, EDP, PT e Galp já empregaram 68 ex-ministros e secretários de Estado
- Data: 2011.01.13
- Fonte: jnegocios
Autor: António Larguesa - Alarguesa@Negocios.Pt
Acumularam experiência e influência política nas equipas governamentais, aproveitando depois para transitar para as administrações e órgãos sociais destas quatro grandes empresas. No sétimo capítulo de um trabalho de investigação que tem vindo a ser publicado no “Diário de Notícias”, o jornal contabiliza em 68 o número de ministros e ex-secretários de Estado ligados sobretudo ao , e CDS/PP que já no período da democracia ascenderam a cargos bem remunerados em quatro empresas.
2.2.1. Caso Marcos Afonso Vaz Baptista - CTT
Secretário de Estado nomeou ex-sócios para os CTT
- Data: 2010.11.09
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Paulo Campos nomeou dois antigos sócios, numa produtora de espectáculos, para cargos na administração dos CTT. A informação é avançada esta manhã, terça-feira, pela Rádio Renascença , que adianta que Paulo Campos empregou os seus antigos sócios numa empresa de produção de espectáculos, constituída em 1994 e só dissolvida em Dezembro de 2008.
Não só a nomeação deste senhor foi polémica:
a sua saída também:
2.2.2. Caso Agostinho Branquinho - Ongoing
Agostinho Branquinho troca Parlamento pela Ongoing Brasil
- Data: 2010.10.22
- Fonte: jnegocios
Autor: Filipe Pacheco - Filipepacheco@Negocios.Pt
O deputado do PSD Agostinho Branquinho está a caminho da Ongoing Brasil Participações, assim que deixar de ser deputado, algo que acontecerá a 1 de Novembro, depois de ter entregue, na última segunda-feira, a carta de renúncia a Jaime Gama, presidente da Assembleia da República.
Agostinho Branquinho garante “transparência” no convite para a Oingoing Brasil
- Data: 2010.10.22
- Fonte: Público
- Autor: Sofia Rodrigues
O deputado do PSD, Agostinho Branquinho, afirmou hoje que “não há processo mais claro, mais transparente e ético” do que a sua renúncia ao seu mandato para aceitar um convite na Ongoing Brasil. Esta empresa pertence ao universo Ongoing que pretendeu comprar uma participação na TVI.
- Data: 2010.10.22
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
Há oito meses o deputado Agostinho Branquinho não sabia o que era a Ongoing. Hoje é alto quadro da empresa. Em fevereiro passado, antes de ser contratado pela Ongoing, o deputado do PSD Agostinho Branquinho tinha muitas dúvidas sobre a atividade deste grupo. A começar pela pergunta mais básica de todas: "O que é a Ongoing? É um grupo de media?
2.2.3. Outros casos
O exemplos individuais sucedem-se:
Celeste Cardona vai integrar conselho de administração da CGD
- Data: 2004.09.23
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
A ex-ministra da Justiça, Celeste Cardona, vai integrar a partir de 01 de Outubro o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), divulgou hoje uma nota do Ministério das Finanças. Esta nomeação trouxe algumas dúvidas à Comissão Parlamentar da Economia e ao PCP. A mesma nota refere que António Maldonado Gonelha, actual administrador do banco, e João Freixa, até à data presidente da Euronext Lisboa, assumem a vice-presidência da CGD.
Ex-diretor do SIED a caminho da Ongoing
- Data: 2010.12.01
- Fonte: Expresso
- Autor: Redacção
Silva Carvalho convidado por bancos e grupo de media. A banca e a Ongoing estão a disputar o ainda diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), mas o Expresso sabe que a passagem de Jorge Silva Carvalho para o grupo de media está quase garantida. Ao que o Expresso apurou, a Ongoing deverá ser a primeira opção do diretor cessante daquele serviço secreto, dadas as assumidas relações de amizade de longa data entre Silva Carvalho e Nuno Vasconcellos, presidente daquela empresa. Acresce que são ambos membros da loja maçónica 'Mozart', da Grande Loja Regular de Portugal.
2.3. Bancos
Outro sector que serve de porta giratória entre a política e os negócios é a banca:
Antigos ministros fazem sucesso nos bancos e nos negócios
- Data: 2008.11.23
- Fonte: JN
- Autor: Hermana Cruz
Há cada vez mais antigos ministros que começam a trabalhar em bancos logo após cessarem as suas funções políticas. O próprio Dias Loureiro admite a mudança na sua vida: "Quando saí da política não tinha dinheiro. Os contactos [na política] ajudaram. Eu vivo bem, a minha família vive bem", reconheceu na entrevista à RTP, onde explicou os seus negócios na banca. Ser "ex-ministro" é uma garantia de sucesso e atravessa os dois principais partidos e o CDS/PP, quando está no poder.
Por cada 5 governantes há um homem do BCP
- Data: 2010.11.02
- Fonte: DN
- Autor: Hugo Filipe Coelho
'Os Donos de Portugal', de cinco bloquistas, conta a história de como os senhores do dinheiro se tornaram "donos dos governos" Depois de vencer eleições Durão Barroso convidou para ministro da Economia Carlos Tavares, vice--presidente no grupo Santander. Quando, quatro anos mais tarde, José Sócrates pensou num homem para aquele lugar no seu Governo socialista pescou Manuel Pinho nos quadros da administração do BES. Passos Coelho não é primeiro-ministro. Mas na esperança vir a sê-lo, já terá reservado ao Grupo Mello António Nogueira Leite - também apelidado de "próximo ministro das Finanças".
2.4. Outros sectores
Isaltino Morais nomeou Marques Mendes para Universidade Atlântica à margem da lei
- Data: 2007.06.03
- Fonte: Público
- Autor: Leonete Botelho
Recordemos os factos e os tempos. Corria o ano 1999, Isaltino Morais era o presidente da autarquia escolhido pelo PSD e Marques Mendes presidia à AM de Oeiras. A Universidade Atlântica era, como agora, uma empresa participada por aquele município em 41 por cento. Foi nessa altura que Isaltino nomeou Marques Mendes, deputado do maior partido da oposição, presidente da direcção da Ensino, Investigação e Administração, empresa proprietária da Universidade Atlântica.
Ex-secretário de Estado de Sócrates nomeado administrador da Anacom
- Data: 2009.11.12
- Fonte: Público
- Autor: Público
O Conselho de Ministros aprovou hoje a nomeação do ex-secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Filipe Boa Baptista, para o cargo de vogal do conselho de administração da Anacom. O ex-secretário de Estado adjunto de José Sócrates, cuja nomeação para a Anacom foi hoje avançada pelo "Jornal de Negócios", vai substituir Teresa Maury, que terminou em Setembro o seu mandato.
2.5. Reformas douradas
Muitos cargos políticos, como o de deputado ou membro do governo gozam de regalias completamente desproporcionadas em relação ao trabalho que os políticos desenvolvem (por exemplo levar o país à bancarrota). Essas regalias incluem atribuições de pensões mensais vitalícias independentes do que foi contribuído para o serviço nacional de pensões, subsídios de reintegração, etc.
Assim, se não há um cargo a jeito, pode-se sempre optar pela reforma:
Pensões vitalícias custam 8,3 milhões
- Data: 2008.10.17
- Fonte: correiomanha
- Autor: António Sérgio Azenha
A despesa pública com as pensões vitalícias dos ex-titulares de cargos políticos irá ascender a 8,35 milhões de euros, em 2009. Com o universo de beneficiários a atingir já um número na ordem de 383 pessoas, a verba orçamentada para pagar reformas para toda a vida aos políticos no próximo ano, como prevê a proposta do Orçamento do Estado para 2009, representa um crescimento de 3,2 por cento face aos oito milhões de euros orçamentados para 2008.
Até meados de 2011 estes casos iam sendo conhecidos, a partir dessa altura deixou de ser assim dado agora se considera essa informação pessoal e privada, logo os serviços estão proibidos de divulgar essa informação:
Estado esconde pensões políticas
- Data: 2011.06.24
- Fonte: Economico
- Autor: Económico
Os nomes dos políticos que pedem ao Estado a atribuição da pensão mensal vitalícia passaram a ser secretos. Quando a sociedade portuguesa clama por mais transparência, a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), cujo presidente é eleito pelos deputados, considera que a subvenção vitalícia não é uma informação pública.
Felizmente, em 2016, parecer n.º 217/2016, de 24 de maio de 2016, da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) fez com que a lista completa de beneficiários fosse publicada. Temos uma cópia neste site que pode ser consultada em Lista de beneficiários da Subvenção Mensal Vitalícia.
2.5.1. Caso Vasco Franco
Este caso é interessante porque mostra como os partidos se defendem uns aos outros (já que todos auferem dos mesmos benefícios).
Vereadores apoiam Vasco Franco
- Data: 2002.07.10
- Fonte: tvi24
- Autor: Redacção
Partidos solidários com socialista sobre alegada acumulação de cargos e salários Lusa O presidente e vereadores de todos os partidos representados na câmara de Lisboa solidarizaram-se esta quarta-feira com o socialista Vasco Franco relativamente a uma notícia do «Expresso» sobre alegada acumulação de cargos e salários. A notícia, publicada sábado passado no semanário Expresso, uniu esta manhã os vereadores de todos os quadrantes políticos com assento na autarquia - PSD, CDS-PP, PSD e PCP - que consideram o texto «um ataque pessoal».
- Data: 2005.11.29
- Fonte: correiomanha
- Autor: António Sérgio Azenha
Aos 53 anos, Vasco Franco, o socialista que desempenhou funções na Câmara de Lisboa durante 23 anos, acumula, desde o dia 2 de Novembro, duas reformas num valor total de cerca de quatro mil euros com um terço do salário como deputado do PS, função que exerce em substituição de Ferro Rodrigues, o antigo secretário-geral dos socialistas que, desde o dia 1 de Novembro, é embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa (OCDE).
2.5.2. Caso Manuel Alegre
Este caso destaca-se porque os jornalistas do Correio da Manhã foram processados por, ao que tudo indica terem dito a verdade.
Alegre reformado da rádio portuguesa
- Data: 2006.07.25
- Fonte: correiomanha
- Autor: Sofia Rêgo / Rui Arala Chaves
ManuelAlegre, vice-presidente da Assembleia da República, era até há pouco tempo coordenador de programas de texto da RDP (Rádio Difusão Portuguesa), cargo do qual se reformou, com 3219,95 euros mensais, segundo a lista dos aposentados e reformados divulgada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA). Político e escritor, Alegre tinha bem escondida dos portugueses e dos amigos a profissão de funcionário da RDP.
Imprensa: Jornalistas do Correio da Manhã condenadas a indemnizar Manuel Alegre por "danos morais"
- Data: 2008.04.08
- Fonte: JN
- Autor: Lusa
Lisboa, 08 Abr (Lusa) - Duas jornalistas do Correio da Manhã (CM) foram condenadas no final de Fevereiro ao pagamento de uma indemnização de 15 mil euros por "danos morais" a Manuel Alegre, foi hoje divulgado. Uma nota divulgada hoje pelo gabinete do vice-Presidente da República Manuel Alegre dá conta da sentença proferida em 29 de Fevereiro com a condenação das jornalistas. A sentença resulta da "falsidade das notícias publicadas naquele jornal" dois anos antes (...)
Alegre recebe duas pensões do Estado
- Data: 2010.02.11
- Fonte: DN
- Autor: Dn.Pt
Manuel Alegre foi um dos 68 ex-deputados que pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. O ex-deputado diz que "recebe aquilo a que tem direito". Segundo avança hoje o Correio da Manhã, 68 ex-deputados pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. Entre eles, segundo dados fornecidos pelo próprio Parlamento ao jornal, encontra-se Manuel Alegre. Como explica o Correio da Manhã, ao pedir a subvenção vitalícia, Manuel Alegre passa a receber duas pensões do Estado.
2.5.3. Manuel Pinho prepara reforma dourada
Manuel Pinho prepara a sua reforma aos 60 anos:
Manuel Pinho negoceia reforma com o grupo Espírito Santo
- Data: 2014.06.10
- Fonte: Público
- Autor: Cristina Ferreira
O antigo ministro poderá receber 3,5 milhões de euros relativos a compensações. Vinte anos depois de ter entrado no grupo BES, o ex-ministro da Economia de José Sócrates, Manuel Pinho, de 60 anos, está a negociar com Ricardo Salgado a sua reforma antecipada. Em paralelo com a actividade de docente, Manuel Pinho exerce actualmente as funções de vice-presidente da holding BES África, auferindo mensalmente cerca de 50 mil euros, o que abriu espaço a que possa reclamar cerca de 3,5 milhões de euros de compensações até à idade da reforma (65 anos).
2.5.4. Outros casos
- Data: 2002.09.02
- Fonte: tvi24
- Autor: Redacção
Gestores da banca pública recebem pensões vantajosas face aos outros trabalhadores Os gestores da banca pública podem receber a pensão ainda antes de atingida a idade e têm métodos de cálculo que, no caso do Banco de Portugal, não se baseiam nas remunerações auferidas, revela esta segunda-feira o jornal Público . Sem que as normas para isto tenham sido publicitadas por qualquer Governo, do PSD ou do PS.
Mira Amaral combinou pensão com o anterior Governo
- Data: 2004.09.28
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Mira Amaral veio hoje a público dizer que a pensão que vai receber por sair da Caixa Geral de Depósitos foi combinada antes da sua entrada para a instituição. Num comunicado, diz ainda que há já um mês que pediu para deixar a CGD. Mira Amaral esclareceu esta terça-feira, num comunicado enviado à comissão de trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos, que aceitou o convite do Governo para presidir à Comissão Executiva do banco após ter recebido garantias de que receberia uma reforma idêntica à que tinha direito no BPI, banco onde era administrador.
- Neste caso gostaria se saber se para além da combinação foram transferidos os fundos, do fundo de pensões do BPI para a CGD, que justificam a reforma completamente desproporcionada que tem.
Ministro das Finanças acumula reforma com ordenado do Governo
- Data: 2005.06.03
- Fonte: Público
- Autor: Publico.Pt
De acordo com a notícia avançada ontem pela TVI e tratada hoje nas páginas do "Independente", o titular da pasta das Finanças reformou-se do cargo do Banco de Portugal aos 49 anos de idade, depois de ter exercido funções como vice-governador durante seis anos consecutivos, entre Janeiro de 1996 e Abril de 2002. O "Independente" conta ainda que quando Campos e Cunha cessou as suas funções, em 2002, a ministra das Finanças de então, Manuel Ferreira Leite, recusou renovar o seu mandato.
Pensões vitalícias salvas para 32
- Data: 2005.06.05
- Fonte: correiomanha
- Autor: Ana Patrícia Dias / José Rodrigues / R.A.C.
A eliminação imediata das pensões vitalícias dos titulares dos cargos políticos poderá ter sido travada pela simples razão de que 32 deputados cumprem 12 anos de mandato até ao final desta legislatura. Nessa lista, o PS é o partido mais representado, com 20 parlamentares, mas o PSD, o PCP, o CDS-PP e os Verdes têm também vários nomes incluídos. A confirmar-se a excepção do Governo para estes deputados, cada um irá receber em média, por 12 anos em funções, uma reforma vitalícia no valor de cerca de 2124 euros.
Santana Lopes já tem reforma de autarca
- Data: 2005.09.23
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Santana Lopes vai receber a partir do próximo mês uma pensão de 3178 euros como ex-presidente das câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa. O nome do ex-primeiro-ministro consta da listagem de "aposentados e reformados" com pensão paga pela Caixa Geral de Aposentações.
Cravinho e Odete com pensão vitalícia
- Data: 2007.11.02
- Fonte: correiomanha
- Autor: António Sérgio Azenha
João Cravinho, Odete Santos e Marques Mendes, ex-deputados do PS, PCP e PSD, pediram, no decurso deste ano, a atribuição da subvenção mensal vitalícia, uma pensão concedida para toda a vida aos ex-titulares de cargos políticos. O antigo parlamentar socialista, que renunciou ao mandato de deputado em Janeiro deste ano para assumir o cargo de administrador no Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), já tem a subvenção atribuída, mas os processos de Odete Santos e Marques Mendes estão ainda em fase de apreciação.
Macário Correia consegue pensão de reforma e ainda espera pensão vitalícia
- Data: 2012.07.06
- Fonte: Público
- Autor: Lusa
Macário Correia aguarda resposta ao pedido de uma segunda pensão vitalícia, por ter sido deputado e membro do Governo, e quando houver deferimento passará a usufruir das duas aposentações, dispensando o ordenado na Câmara de Faro, afirmou o próprio. “Quando me for atribuída essa pensão, que requeri há algum tempo, poderei optar por auferir as duas pensões e recusar o vencimento da Câmara”, disse hoje o autarca à agência Lusa. O despacho que atribui ao actual presidente da Câmara Municipal de Faro uma pensão da Caixa Geral de Aposentações no valor de 2.
Notar que, MacárioCorreia, nascido em 1957, aos 55 anos já aufere uma pensão vitalícia (em 2012) e prepara-se para receber ainda mais outra.
- Data: 2013.04.05
- Fonte: RTP
- Autor: RTP
Juízes do Tribunal Constitucional têm o poder de chumbar a austeridade e abrir uma crise política, mas são os únicos portugueses que escapam aos cortes às regalias: podem reformar-se aos 40 anos!
2.6. Gestores Públicos
Os gestores públicos têm normalmente, já de si, fortes ligações aos partidos políticos. O problema compõe-se quando transitam do sector público, para o privado sem guardarem qualquer período de nojo (como muitas vezes é exigido aos próprios gestores do sector privado). Se uma pessoa é administradora de uma empresa de um dado ramo, uma das razões invocadas para as remunerações extravagantes que auferem é exactamente não passarem a trabalhar para a concorrência. Outro caso que também é visto com muito maus olhos é quando um administrador ou quadro superior vai trabalhar para um fornecedor, isso cria sempre suspeitas, fundadas ou não, de que a pessoa em causa terá beneficiado esse fornecedor.
Tudo o que referi no parágrafo anterior parece não se aplicar ao mundo dos gestores das empresas estatais.
Almerindo Marques vai liderar Opway
- Data: 2011.05.23
- Fonte: jnegocios
Autor: Jornal De Negócios Online - Negocios@Negocios.Pt
O ex-presidente da Estradas de Portugal vai substituir Filipe Soares Franco à frente da construtora do Grupo Espírito Santo. Almerindo Marques estava demissionário da empresa pública desde Março.
- Notar que este senhor tem ligações antigas ao BES, ver:
- Elogio saído no público:
Almerindo Marques, um socialista de longa data
- Data: 2002.05.10
- Fonte: Público
- Autor: Cristina Ferreira
Durante quase 40 anos, Almerindo da Silva Marques esteve ligado ao sector bancário, uma carreira a que pôs termo em Fevereiro de 2002, depois de meses de conflito com o actual presidente da Caixa Geral de Depósitos, o social-democrata António de Sousa. Nessa altura, desiludido, o banqueiro despiria finalmente o "fato-macaco", para se reformar, pensava ele. Mas, inesperadamente, o PSD vai buscá-lo para liderar o processo de reestruturação do sector audiovisual do Estado. Este é, afinal, apenas mais um desafio para um homem que alguns consideram ter uma determinação extrema.
2.7. Nomeações de Filhos, Familiares e Amigos
2.7.1. CML
A CML é um catálogo de más práticas administrativas, como não podia deixar de ser, conta com muitas contratações polémicas. Por exemplo:
Filho de João Soares contratado em Janeiro pela Câmara de Lisboa
- Data: 2016.02.15
- Fonte: Público
- Autor: José António Cerejo
Nova vereadora da Educação contratou seis pessoas. Uma delas é um filho do ministro da Cultura, que a vai assessorar em organização de eventos e gestão cultural. Desde que assumiu as funções de vereadora da Educação da Câmara de Lisboa, no início de Dezembro, Catarina Albergaria, ex-dirigente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, já recrutou pelo menos seis pessoas por ajuste directo e com contrato de avença por dois anos.
=== XVII Governo ==
XVII_Governo_Constitucional_de_Portugal de [[|José Sócrates]]:
A filha de Jorge Sampaio foi nomeada para exercer as funções de adjunta do Gabinete do Ministro da Presidência em 2006, Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira, ver Despacho 13299/2006, de 26 de Junho. Teve direito a louvor.
2.7.2. XXI Governo
O governo de António Costa não está imune às contratações difíceis de justificar:
Filho de Lacerda Machado foi contratado em Dezembro pelo Governo
- Data: 2016.05.28
- Fonte: Público
- Autor: Raquel Almeida Correia
Francisco Lacerda Machado, de 28 anos, deixou a Bélgica para ser técnico especialista no Ministério dos Negócios Estrangeiros. O filho de Diogo Lacerda Machado, amigo e consultor do primeiro-ministro, foi contratado em Dezembro como técnico especialista da Secretaria de Estado da Internacionalização, tutelada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Francisco Lacerda Machado, de 28 anos, deixou a Bélgica, onde se encontrava a frequentar um mestrado, para aceitar o convite.
2.8. Nomeações em fim de legislatura
No fim das legislaturas há sempre nomeações de boys para cargos dirigentes na função pública (e por vezes até para outros cargos) pelo simples motivo desta gente se ver sem emprego de outra forma ou então ficarem a ganhar substancialmente menos do que ganhavam enquanto membros do governos e dos gabinetes a este associado.
Isto é independente do partido que está no poder.
XIX Governo Constitucional liderado por Passos Coelho:
Uma centena de "boys" nomeados com o Governo já em gestão
- Data: 2015.10.25
- Fonte: JN
- Autor: Alexandra Figueira
Desde o dia 5 de outubro até à sexta-feira passada, o Governo fez publicar em "Diário da República" perto de uma centena de nomeações de dirigentes para cargos intermédios na Função Pública, que não têm de passar pela CReSAP, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração (...)
3. Ficheiros em anexo a esta análise
- EP_listas.pdf (2016-01-28 10:47:26, 39.3 KB)
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.